04 dicas para você aprender sobre avaliação de desempenho de colaboradores

Hoje vamos falar um pouco sobre “avaliação de desempenho de colaboradores“. Por se tratar de um assunto bem extenso, o qual renderia muitos posts, vamos resumir em 04 passos, para que você possa assimilar este tema com mais facilidade.

1. O que é a Avaliação de Desempenho?

Avaliar é apreciar, estimar, fazer idéia de, ajuizar, criticar ou julgar.
Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização.

Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real.

Existem diversas formas de fazer a avaliação por desempenho, seja ele individual ou de um grupo de funcionários dentro de uma Empresa. A avaliação por desempenho faz parte de um processo que inclui identificar, diagnosticar e analisar o comportamento de um colaborador durante um determinado intervalo de tempo. Este método é muito utilizado por empresas que possuem estratégia de plano de carreira definido.

2. Como implantar a Avaliação de Desempenho?

O processo de avaliação de desempenho inclui, dentre outras, as expectativas desejadas e os resultados reais.

– Apreciação diária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos, com oferecimento permanente de feedback instantâneo;

– Identificação e equacionamento imediato dos problemas emergentes, procurando manter continuamente um alto padrão de motivação e de obtenção de resultados;

– Entrevistas formais periódicas de avaliação de desempenho, em que avaliador e avaliado analisam os resultados obtidos no período considerado e redefinem novas orientações, compromissos recíprocos e ações corretivas, se for o caso.

3. Métodos para Avaliação de Desempenho:

Avaliação pelo superior hierárquico
Trata-se do método mais comum e simples. Como o próprio nome diz, neste caso, quem faz a avaliação é a chefia e ninguém mais.

Vantagem:
O fato de haver apenas um avaliador permite que haja uma certa uniformidade entre os critérios usados na avaliação.

Desvantagem:
O funcionário pode ser prejudicado caso a relação da dupla não seja boa ou o avaliador tenha uma percepção equivocada do desempenho de seu subordinado.

Autoavaliação:
Esta técnica é dividida em duas etapas. Primeiro, o funcionário reflete sobre o próprio desempenho. Em seguida, ele e seu superior discutem sobre os achados do avaliado.

Vantagem:
Propõe uma autorreflexão, exercício que nos permite pensar sobre nossa performance e identificar tanto as habilidades que precisam ser melhoradas como aquelas tarefas em que estamos nos saindo bem e não tínhamos percebido antes da avaliação.

Desvantagem:
Os resultados podem ser condicionados pelos pontos de vista e interesses individuais do avaliado, o que dificulta o diálogo com o superior.

Avaliação a 360º
É o método mais completo. Todos os colaboradores, independentemente da sua posição hierárquica, são simultaneamente avaliadores e avaliados. Para garantir a validade desta técnica, o anonimato deve ser assegurado.

Vantagem:
Os subordinados têm a oportunidade de avaliar livremente o desempenho de seus superiores, o que torna o processo muito rico porque toda a equipe tem a chance de melhorar sua performance.

Desvantagem:
Este processo requer um nível de maturidade profissional mais elevado, sobretudo da chefia, que deverá estar aberta a receber críticas.

4. Conclusão:

Não importa o método escolhido, deve-se ter em mente que o mais importante é apontar, junto com o colaborador, qual será a mudança de comportamento necessária para melhorar as fraquezas identificadas no processo.

A avaliação deve ser finalizada com a elaboração de uma lista de três ações que o avaliado deverá praticar para mudar determinado comportamento. O processo se tornará mais efetivo e trará os resultados esperados se o avaliador ajudar o avaliado acompanhando a realização das ações propostas.

Gostou do que leu ?

Fale com um dos nossos consultores e saiba como um Sistema de Gestão de Folha de Pagamento e Desempenho pode te ajudar a realizar as suas avaliações de desempenho e competências.

Fontes: Exame Abril e administradores.com

Tecnologia da Informação - Softwares de Gestão ERP e Sistemas de T.I