5 tendências de TI no Brasil

Assim como nos últimos anos, em 2016 a TI continuará tendo papel fundamental dentro das empresas. Para atender às demandas internas e externas, a área de tecnologia deverá estar cada vez mais alinhada às estratégias de negócio da empresa.

Com base nisso, a Gartner, consultoria voltada à área tecnológica, listou alguns fatores que devem influenciar os negócios nos próximos 12 meses. Confira:

1. Informação de tudo

Qualquer coisa presente na malha digital é capaz de produzir, utilizar e transmitir informações que ultrapassam a informação textual ou audiovisual, incluindo as sensoriais e contextuais. Estratégias e tecnologias que conectem e reúnam dados de todas essas diversas fontes serão ainda mais priorizadas.

2. Arquitetura de segurança adaptativa

As empresas estão cada vez mais vulneráveis a ameaças digitais. Por isso, um líder de TI precisa estar atento às ameaças e combatê-las. E isso não é apenas no uso de bloqueio tradicional, mas também através da busca por medidas mais eficazes.

3. Plataformas de IoT

Plataformas de IoT complementam o aplicativo de rede e a arquitetura de serviço. Gerenciamento, segurança e integração são conjuntos básicos de competências para elementos de gestão na Internet das Coisas.

4. Agentes e equipamentos autônomos

Implementações de inteligência surgem junto ao aprendizado de máquina. Exemplos disso são os robôs e Assistentes Pessoais Virtuais, que atuam de forma autônoma e semiautônoma.

5. Ambiente-usuário

A malha de dispositivos estabelece a base para uma nova experiência de usuários contínua e de ambiente. A experiência ambiente-usuário mantém a continuidade através das fronteiras da malha de dispositivos, tempo e espaço.

O que achou dessas tendências de TI no Brasil desse ano? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.