Benefícios da gestão estratégica de TI para PME

Os benefícios da gestão estratégica de TI para pequenas e médias empresas - Disoft

Ter à disposição da empresa uma área de TI completa e especializada envolve custos.  E ao contrário de grandes empresas, que normalmente possuem inúmeros especialistas em sua estrutura, negócios de pequeno e médio porte não conseguem manter permanentemente uma grade tão completa de colaboradores em atividades tão específicas. Além disso, a falta de recursos impossibilita pesquisas e investimentos em novas tecnologias que possam ajudar na estratégia e medição de custos.

Para garantir o alinhamento de todas as informações, projetos e processos internos de uma empresa, é necessária que uma gestão estratégica de TI seja desenvolvida. Isso pode ocorrer através da terceirização de profissionais de TI e um book periódico, direcionando os projetos a fim de atender às necessidades estratégicas do local.

A Gestão Estratégica de TI pode trazer diferenciais competitivos à empresa?

Sim. A principal proposta da gestão estratégica é que a área de TI esteja permanentemente alinhada à estratégia de negócios, fazendo com que a empresa se beneficie dos projetos de TI e fortaleça cada vez mais os seus diferenciais.

Para a execução e alcance de resultados através da gestão estratégica, diversas ações são realizadas pelos profissionais da Disoft, como:

  • Análise da atual equipe da empresa, trabalhando a motivação dos colaboradores, através de uma visão sistêmica do negócio.
  • Alocação de equipe técnica local, quando necessário, atuando de forma sinérgica à nossa equipe de especialistas.
  • Compartilhamento remoto de profissionais da áreas, ampliando o nível de competência disponíveis à empresa.
  • Acompanhamento através do Book Mensal, com análise de evolução dos projetos de TI e resultados de negócios alcançados.

E qual o momento certo para se pensar na gestão estratégica de TI?

Quando as entregas da área de TI já não atendem às necessidades de negócios da empresa, é importante o desenvolvimento de uma gestão estratégica de TI. Empresas em crescimento, em reposicionamento no mercado ou afim de otimizarem custos, devem pensar em soluções para essas demandas, e a ajuda de profissionais especializados são indispensáveis.

Se interessou pelo assunto e tem interesse em aplicar a Gestão Estratégica de TI na sua empresa? Entre em contato com a gente!

0 respostas

Deixe uma Resposta

Quer deixar um comentário?
Sinta-se a vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *