Cloud Computing: Prós e Contras das soluções em Nuvem.

Cloud Computing ou computação nas nuvens significa que todo o sistema e recursos são realizados em servidores externos, de grande capacidade e elasticidade, podendo ser acessados de qualquer lugar via internet.

Atualmente no Brasil, o conceito é mais bem difundido se comparado com alguns anos atrás, e a projeção é que ainda em 2016 cresça mais 15%. Pois, existem soluções para todos os perfis de empresas, que cada vez mais estão adotando algum tipo de solução em nuvem.

Dentre os principais benefícios da computação nas nuvens, estão o aumento da capacidade em tempo real (elasticidade), a agilidade para novos projetos, a alta disponibilidade dos serviços, acessos de qualquer lugar do mundo via internet, backup e continuidade do negócio (replicações em tempo real para várias localidades) e economia em investimentos com servidores.

Falando agora sobre os riscos, é importante destacar que eles não estão especificamente no Cloud Computing , mas em como as empresas estão preparadas para implementar e usar esta tecnologia. Exemplificando: o Cloud ou a computação nas nuvens tem o mesmo conceito de um Banco, onde nosso dinheiro fica guardado e disponível para acessarmos de todos os lugares via Internet, ou ainda para “baixarmos” as quantias disponíveis com a solução do saque em um caixa eletrônico. Com essa metáfora, é possível entender que o risco não está somente no Banco, ou no Cloud, mas sim em nossa escolha de onde sacar o dinheiro e o que faremos com ele a partir daquele momento.

Fatores que inibem a adoção do Cloud Computing

Quando o foco está nos riscos, é natural que existam alguns fatores que inibem a adoção do Cloud Computing  em uma empresa como, por exemplo:

  1. Pouco conhecimento sobre a tecnologia,
  2. Resistência em ver seus dados em um “local” externo,
  3. Política de segurança que envolve este conceito dentro da própria empresa.

Surgem também empecilhos em relação à estrutura limitada de internet e contingência deste acesso na empresa, pois se não há internet, não há acesso aos itens armazenados na nuvem.

Razões que aceleram a adoção do Cloud Computing

Percebe-se o crescente interesse pelo conceito de Cloud entre os executivos brasileiros, não só pela praticidade que a tecnologia de nuvem oferece, mas também por causa do cenário econômico que exige das empresas ações para minimizar investimentos. Entre as razões que mais aceleram a adoção doCloud Computing , estão:

  1. Tecnologia sempre de ponta.
  2. Agilidade para novos projetos e ampliação da capacidade atual.
  3. Continuidade do negócio com baixo custo (replicação do ambiente para outros servidores em tempo real).
  4. Acesso 24h de qualquer lugar via Internet.
  5. Menor investimento (capex) em servidores internos.
  6. Menor custo.

Na DISOFT, temos trabalhado em diversos projetos de Cloud com um olhar estratégico para as empresas, mostrando os reais benefícios e o ROI (Retorno sobre investimento).

Se você gostou deste artigo e tem interesse em adotar o Cloud Computing  na sua empresa, mas ainda tem dúvidas, envie uma mensagem que nós podemos te ajudar gratuitamente a tomar essa decisão.

Tecnologia da Informação - Softwares de Gestão ERP e Sistemas de T.I