O Que é COBIT? Quais são seus Benefícios?

Tecnologia da Informação - Softwares de Gestão ERP e Sistemas de T.I

Você já ouviu falar em COBIT? A sigla significa Control Objectives for Information and Related Technology, que se refere a um framework de melhores práticas, baseado em métricas e controles, focado cem por cento no negócio.

Mas como ele pode ajudar a TI da minha empresa?

O COBIT tem por objetivo principal apoiar no planejamento da área de TI, organizar, implementar, entregar e dar suporte. Além de monitorar e avaliar os processos de todo o setor.

O conjunto de boas práticas ajuda a garantir a governança de TI, melhora a sua gestão e os indicadores de desempenho, é organizado em 5 domínios, 34 processos e 210 objetivos de controle, e pode ser aplicado em empresas e TI’s de todos os níveis.

Como o COBIT é aplicado?

Na DISOFT, aplicamos este conjunto através da gestão estratégica de TI com a supervisão de gestores de alto conhecimento em Governança de TI, que desenvolvem planejamentos e métricas ao negócio.

Inicialmente, com o uso da metodologia de medição e gestão de desempenho Balanced Scorecard, são definidos junto ao cliente os seus objetivos estratégicos corporativos. Com isso, são definidos também os processos e objetivos de TI que mais se alinham aos objetivos da empresa, já utilizando os processos de COBIT.

Ao contratar o modelo de Outsourcing com gestão de TI (confira neste post as vantagens do compartilhamento de especialistas) para a empresa, o cliente automaticamente receberá a Governança de TI, que tem como parâmetro o COBIT, junto a toda estratégia de TI desenvolvida para negócio.

Gostou do artigo e deseja melhorar a Governança de TI da sua empresa? Entre em contato com a gente.

Tecnologia da Informação - Softwares de Gestão ERP e Sistemas de T.I