eSocial libera ambiente de testes para empresas

eSocial libera ambiente de testes para empresas

O eSocial disponibilizou, a partir desta segunda-feira (26), o acesso ao  ambiente de testes do sistema para empresas. O processo ocorrerá em duas etapas e será direcionado, neste primeiro momento, a empresas de tecnologia da informação (TI). A partir de 1° de agosto, no entanto, todas as empresas do país poderão ter acesso à plataforma.

A medida foi autorizada pela publicação da resolução n° 9 do Comitê Gestor do eSocial, no Diário Oficial da última sexta-feira (23). O eSocial é um projeto conjunto do governo federal que integra  Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal.

A iniciativa faz parte de uma etapa de preparação tanto para o governo, como para o setor produtivo – para o início da utilização obrigatória do eSocial para  todos os empregadores do país.  O projeto permitirá que todas as empresas brasileiras possam realizar o cumprimento de suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada.

O cronograma de implantação do eSocial prevê a adoção obrigatória do programa, a partir de 1° de janeiro de 2018,  para as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. Já a partir de 1° de julho de 2018, o eSocial  torna-se obrigatório para  todas as demais empresas do país.

De acordo com o coordenador do Ministério do Trabalho no Comitê Gestor do eSocial, José Alberto Maia, a implantação deste período de testes tem como objetivo a adaptação das empresas ao sistema, além da verificação de falhas e do aperfeiçoamento da  plataforma por parte do governo federal. “Essa é uma oportunidade única para que as empresas possam aperfeiçoar e validar os seus sistemas antes do início da obrigatoriedade oficial do uso do eSocial no ano que vem”, esclarece.

Vantagens

Nesse sentido, o Comitê Gestor do eSocial destaca que o projeto é resultado de um esforço conjunto do poder público na construção de um programa inovador que traz benefícios tanto para o setor empresarial, por meio da redução de burocracia e do ganho de produtividade, como para a classe trabalhadora  que terá seus direitos assegurados, por meio da maior garantia do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias por parte das empresas empregadoras.

Além disso, o Comitê lembra que o eSocial significa ainda um ganho importante ao poder público, já que facilitará o processo de fiscalização das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, por meio do cruzamento e da verificação de dados por parte do governo federal. Quando plenamente implementado, o eSocial representará a substituição de 15 prestações de informações ao governo  por parte das empresas por apenas uma.

Diante de todos os avanços trazidos pelo o eSocial, Clóvis Belbute Peres, representante da Receita Federal no Comitê Gestor, defende o quanto o programa representa  um projeto de Estado para país: “já existe a clareza de que as ideias que sustentam o eSocial  vão contribuir efetivamente para revolucionar a vida do trabalhador, aproximando Fisco e empresariado”, enfatiza.

Orientação

Para apoiar os profissionais das empresas que terão seu acesso liberado ao ambiente de testes do eSocial,  já  está disponível no portal do eSocial o Manual para desenvolvedores, com as diretrizes de uso do ambiente restrito. Além disso, foi disponibilizado um canal de comunicação com a equipe de suporte do eSocial, em que o registro de ocorrências poderá ser reportado pelas áreas técnicas das empresas que já estiverem utilizando o ambiente de testes.

Escritório de advocacia, saiba como resolver os problemas com as atualizações do Java

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Escritórios de advocacia e os problemas com as atualizações do Java. 

Não é de hoje que sabemos que os escritórios de advocacia têm problemas com atualizações de versões do software Java. Para quem não sabe, existem muitas aplicações e sites que não funcionarão, a menos que você tenha o Java instalado.

Semanalmente são realizadas atualizações de versão do Java – onde os bancos ficam felizes e os advogados ficam tristes.

Os tribunais dispõem de tecnologias diferentes em cada região do Brasil. Existem casos em que a versão do Java funciona para os tribunais de São Paulo e não funciona para os tribunais de Minas Gerais, por exemplo. Isto causa desconforto e irritação, pode acontecer de você perder um prazo porque simplesmente a página do tribunal não carrega por incompatibilidade com a versão do Java.

Vamos te dizer o que você precisa fazer em 03 passos:

  1. Verifique junto à empresa certificadora quais os requisitos de versão em relação ao Java.
  2. Se a sua versão não corresponder ao que foi especificado pela certificadora, você deverá instalar a versão compatível.
  3. Caso você ainda não tenha obtido sucesso, busque no site do tribunal a área de suporte e solicite ajuda.

Se depois de seguir os passos acima você ainda não resolver o problema, fale com um dos nossos especialistasEles possuem total capacidade e experiência para atendê-lo de forma cuidadosa e paciente.

Sua empresa está segura em relação ao Ransomware?

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!


Conheça as ações que ajudam na prevenção aos ataques do ransomware:

Ação 01: Mantenha o seu antivírus atualizado e certifique-se de que ele é um autêntico 3 estrelas:

É importante que seu antivírus seja classificado como um ” antivírus 3 estrelas”, grau máximo na classificação da entidade av-comparatives, neste link você poderá conferir o ranking dos melhores antivírus disponíveis no mundo (http://www.av-comparatives.org)

Ação 02: Tenha um firewall profissional:

Todo firewall profissional precisa de um especialista para realizar a sua configuração. Existem diversos graus de investimentos e eficiência, desde os computadores com Linux até os equipamentos dedicados a realizar a função de firewall.

Nós indicamos o uso do Appliance Sonicwall pois ele possui a característica de garantia vitalícia e oferece atualizações automáticas.

Ação 03: Faça backup das suas informações

Sabemos da importância de se fazer cópias de segurança no ambiente empresarial. Manter pelo menos uma dessas cópias fora do ambiente da empresa é extremamente estratégico pois garante a integridade dos dados mesmo que aconteça um evento trágico.

Os backups podem ser armazenados em mídias externas, como: pen drive, HD externo, CD/DVD, também existem soluções de backup         em Storage ou Fita. A solução que tem se mostrado com um bom custo-benefício é o backup em nuvem, que pode ser contratado em                 provedores que cobram a partir de 100U$/ano por um espaço de armazenamento de até 500gb.

Ação 04: Conheça as boas práticas que ajudam a diminuir a possibilidade de infecção do malware ransomware:

– Evite abrir anexos de e-mail a não ser que você esteja esperando por um;
– Evite executar softwares baixados da internet a não ser que ele já tenha sido escaneado por antivírus;
– Fique atento a comportamentos estranhos no sistema e reporte esses incidentes ao time de TI;
– Providencie para que o administrador restrinja os privilégios de acesso. Isto evita que Malwares se propaguem no sistema;
– Filtre e descarte e-mails contendo arquivos como – bat, .com, .exe, .pif, .vbs;
– Tenha muito cuidado ao usar pen drives em ambientes públicos como: faculdade, lanhouse. Evite usar estas mesmas mídias em sua residência ou no seu ambiente de trabalho.
– Não instale programas piratas ou programas que precisam ser crackeados para funcionarem. Os cracks em geral possuem um malware embutido no arquivo.

Como temos ajudado os nossos clientes a enfrentarem o Ransomware:

Com forma de prevenção dos ataques do malware ransomware, nossa equipe de especialistas têm feito acompanhamentos periódicos das atualizações dos antivírus, firewall e backups dos nossos clientes. Realizamos também monitoramento contínuo do ambiente. Desta forma, temos minimizado as chances de ataques do ransomware.

,

Por que é tão difícil ver os resultados de TI no ambiente corporativo?

Acreditamos que seja um conjunto de fatores que influenciam nessa percepção, que TI não gera valor para o negócio. Na verdade, alguns até acham que TI é um mal necessário. Diante disso vamos mapear alguns desses fatores e algumas sugestões de como esses problemas podem ser minimizados ou até mesmo resolvidos.

Um dos fatores que ajuda nessa percepção, é os gestores de TI focarem muito em tecnologia. Ferramentas são importantes, mas antes das ferramentas, temos o NEGÓCIO, que deve ser o ponto principal de atenção. A tecnologia é para trazer eficiência para o negócio. O serviço de TI, que é a junção de tecnologias, processos e pessoas, devem ser medidos e vinculados ao serviço de negócio a qual fazem parte.

Um outro fator é não termos um link entre os serviços de negócio e os serviços de TI que o suportam. Sem esse link, não é possível saber o impacto que um serviço de TI gera em toda a organização. Sem esse link não é possível saber o que uma indisponibilidade em uma das soluções de TI da organização causa de impacto na visão financeira ou administrativa.

Obviamente, as organizações devem ter um portfólio de serviços estruturado com base na estratégia empresarial, que fornece um catálogo de serviços que é oferecido aos clientes. Cada serviço do catálogo é responsável por um custo e lucro na visão financeira. Se esse serviço não está disponível vai existir um impacto financeiro, e essa indisponibilidade deve ser mostrada em um nível de detalhe maior, que pode ser de diversas fontes, por exemplo: um colaborador que faltou, um sistema que parou ou uma queda de energia.

A gestão de TI deve dar total atenção em mostrar para a alta gestão da organização o quão importante e o quão necessário é a TI para o negócio. Para isso, as soluções de TI devem ser baseadas nos processos de negócio, ágeis em suas implementações e flexíveis diante das mudanças do negócio. Os dashboards gerenciais, devem mostrar em granularidade, na visão financeira, por exemplo, os serviços de negócio e dentro dos serviços de negócio os serviços de TI.

A gestão de TI deve centralizar em um único painel gerencial informações de todos os sistemas envolvidos na entrega de valor ao negócio. Não pode faltar no dashboard gerencial um único detalhe que faz parte de um serviço de negócio, a credibilidade dos dados depende dessa integração geral. Isso só é possível se tudo estiver integrado e consolidado em uma única visão. Essa ação torna possível, de forma bem clara, visualizar o quão impactante é a TI para o negócio.

O que não podemos é continuar é tendo a percepção que TI não está alinhada ao negócio. Muitas vezes a TI é o core do negócio, o que precisamos é mostrar esse VALOR.

Fonte: www.profissionaisti.com.br

 

05 dicas importantes sobre segurança e tecnologia

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

O e-mail e a internet são as ferramentas para trocar informações mais utilizadas no local de trabalho, arquivar documentos e interagir com clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores da nossa empresa são algumas rotinas comuns no dia a dia.

As ferramentas citadas acima tornam o nosso trabalho mais ágil e produtivo, entretanto, abrem caminhos para exposição a riscos, comunicações equivocadas, e violações da segurança.

Por isso, a DISOFT busca orientar seus clientes sobre a importância da Segurança da Informação e para os colaboradores utilizarem estes recursos da melhor maneira possível.

Os Hackers (conhecidos como “os piratas da internet”) utilizam e-mails e links falsos para enganar usuários, enviando links mascarados com diversos temas que chamam atenção, como: cartões de amor, extrato, serasa, etc.

Veja 05 dicas importantes sobre segurança:

1) Não acesse links desconhecidos:
Em e-mails, sites, programas de conversa, ou praticamente tudo o que se tem acesso na internet pode, vez ou outra, estar com algum link de caráter malicioso. Cuidado, em caso de dúvidas, peça apoio para equipe de TI.

2) Não enviar dados pessoais por e-mail:
Com a senha do seu e-mail, o hacker tem, assim como você, acesso a todos os e-mails que já foram enviados ou recebidos. Tente, o  máximo possível, não enviar seus dados pessoais, assim como senha de conta bancária.

3) Sites de confiança:
É comum, principalmente quando se recorre a buscadores, ser encaminhado para sites desconhecidos de compras, para assistir a vídeos, ou outras ações. Estes redirecionamentos são usados como estratégia de roubo de informação. Evite cadastrar e-mails corporativos em listas de sites desconhecidos e não relacionado ao negócio da empresa.

4) Cuidado em downloads:
Downloads são um dos grandes motivos de inserção de vírus nas máquinas. Vez ou outra, quando se procura um programa específico, o site pode dar a entender que o download será feito por um link que, na verdade, acarretará em vírus. Não faça downloads de softwares e arquivos desconhecidos sem apoio de TI.

5) Arquivos “.exe” e “.scr”
Um truque simples, mas nem sempre eficaz, para verificar se o link contém vírus é passar o mouse sobre ele (sem clicar) e verificar – no canto inferior esquerdo a barra de status do navegador – qual o local que você será encaminhado se clicar nele. Caso se trate de um “.exe” quer dizer que é um executável, ou seja, um programa, provavelmente, e não site.

Você sabia?
A cada dia surgem 45 novos vírus
Em média a cada 200 e-mails 2 estão infectados
50 milhões de ataques de phishing (18% no Brasil / 100 mil casos por dia – fonte o Globo

Novo vírus Ransomware – Dharma:
Existe um novo vírus circulando chamado Ransomware – Dharma, ele entra na máquina por estes mecanismos acima, após infectá-lo ele dispara para rede, criptografa (desconfigura os arquivos) e somente os invasores (Hackers) tem a chave para reabri-lo, cobrando assim pela liberação. Sequestro digital.

, , , ,

3 razões para sua empresa implantar serviços em nuvem

Redução de custos. Essa é uma das razões mais atraentes para uma empresa decidir investir em serviços em nuvem (ou melhor, Cloud Computing)…

, ,

Recomendações e Curiosidades da Segurança na Internet

Tenha uma estrutura de TI adequada (know-how / equipamentos). Configure de maneira adequada os periféricos de TI (Firewalls, roteadores, Switches, servidores)…

, ,

Cloud Computing: fatores que inibem X razões que aceleram a adoção da solução nas empresas

Dentre os principais benefícios da computação nas nuvens, estão o aumento da capacidade em tempo real (elasticidade), a agilidade para novos projetos…