O que é gestão de TI? Gestão de TI é a atividade que coordena todos os processos relacionados à tecnologia da informação dentro de uma empresa. Logo, o gestor de TI é o profissional responsável por garantir a máxima eficiência no uso dos recursos humanos e tecnológicos, otimizando a performance da organização.
Sabemos que o mundo dos negócios está em constante evolução, impulsionado principalmente pelo avanço da tecnologia. Por isso, é cada vez mais importante entender o que é gestão de TI, saber como ela funciona na prática e conferir as atividades e os benefícios que este departamento pode gerar para o seu negócio.
Para te deixar por dentro do assunto, preparamos este artigo, no qual explicamos o que é gestão de TI e mostramos qual é o seu papel no dia a dia de uma empresa.
O que é gestão de TI?
A gestão de TI é o processo de supervisionar todos os assuntos relacionados às operações e recursos de tecnologia da informação dentro de uma empresa. Sendo assim, o departamento de TI deve assegurar que todos os recursos e funcionários sejam utilizados de maneira efetiva, a fim de gerar valor para a organização.
Uma gestão de TI eficiente é imprescindível para qualquer companhia que deseje se destacar no mercado, devido ao seu importante papel nas organizações, desempenhando atividades como: gerenciamento de sistemas de informação, hardwares, transações financeiras, armazenamento de dados, comunicação, etc.
O que faz a gestão de projetos em TI?
Seja qual for a área de atuação da sua empresa, a tecnologia certamente faz parte do seu dia a dia. Isso porque ela se tornou um componente essencial para o desenvolvimento de qualquer tipo de negócio.
Da instalação de uma impressora à implementação de complexos sistemas de comunicação, é necessário que haja planejamento.
Esse é o papel da gestão de projetos em TI: organizar e proporcionar a máxima eficiência dos processos relacionados à tecnologia.
Neste ponto, os gestores de TI são responsáveis por otimizar estas ações, desde seu planejamento, passando pela implementação, até sua finalização, garantindo que tudo funcione de acordo com o esperado.
Quais as características de gestão de TI ?
A gestão de TI, como uma disciplina de gerenciamento, é definida pelas práticas, políticas e procedimentos usados para gerenciar a seleção, implementação, uso e manutenção de todos os tipos de tecnologia da informação, em todos os tipos de negócios e ambientes de trabalho.
Na prática, a gestão de TI é tanto uma função de negócios quanto um imperativo para as organizações. Afinal, nós sabemos que a tecnologia é essencial para muitas (senão todas) as operações de negócios.
Isso coloca dois pesos enormes em cima do TI. Primeiro, a tecnologia precisa funcionar e ser utilizada. E, então, ela precisa fazer a diferença – precisa servir a algum propósito e gerar valor.
É aí que o desafio começa. Como uma prática empresarial, a gestão de TI é muito mais do que só instalar e manter a tecnologia rodando (apesar de isso ser bastante importante), mas sim usá-la de maneira a ajudar e transformar.
No mundo real, nenhum departamento de TI pode atingir seus objetivos sem credibilidade suficiente. A gestão de serviços em TI precisa constantemente demonstrar que seus gestores não só têm expertise técnica, mas também:
- conhecem o negócio;
- entendem como ele funciona;
- sabem o que ele precisa agora e no futuro.
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7 vantagens de uma boa gestão de TI
O principal objetivo da gestão de TI é melhorar a performance da empresa por meio da tecnologia. Com isso, este departamento é capaz de gerar uma série de benefícios, tais como:
- melhorar processos;
- reforçar boas práticas;
- aumentar a produtividade;
- otimizar a utilização de recursos;
- garantir a disponibilidade de sistemas e informações;
- garantir a segurança da informação;
- aumentar a competitividade da empresa em relação aos concorrentes.
Qual a importância da gestão de TI nas empresas?
Talvez você esteja se perguntando: “Afinal, o que faz a tecnologia da informação? Qual o seu papel nas empresas?”
O TI sustenta quase todas as atividades de uma empresa. Automação, processamento de dados e conectividade abriram as portas para eficiências e capacidades impensáveis anteriormente. Hoje, é impossível separar a tecnologia de operações empresariais cotidianas.
Ao mesmo tempo, uma empresa se torna vulnerável se seus sistemas não performam bem ou falham. Uma rede fora do ar, dados perdidos ou um malware são exemplos de problemas que podem impactar severamente suas operações.
É aí que entra a importância da gestão de TI, que tem como objetivo assegurar que os sistemas estejam seguros, altamente disponíveis e funcionais.
Gestão de TI como diferencial competitivo para o seu negócio
Se você está se perguntando: “Como a gestão de TI pode contribuir para que minha empresa se destaque no mercado?”, sua dúvida chegou ao fim!
A gestão de TI é responsável pela adoção de novos sistemas, capazes de melhorar a performance da sua empresa. Algumas tecnologias emergentes podem revolucionar completamente a maneira de oferecer serviços, dentre elas:
- machine learning;
- analytics;
- chatbots;
- blockchain.
As mudanças atuais são sem precedentes na história. Toda companhia está passando por grandes mudanças ao ter contato com tendências de TI,como:
- automação no fluxo de trabalho;
- orçamentos de tecnologia descentralizada;
- adoção rápida de serviços baseados em nuvem;
- inteligência artificial como uma necessidade de negócios.
A importância da gestão de TI é justamente alertar os negócios para investirem mais do que nos últimos serviços ou sistemas.
A transformação digital requer inovação e pensamento estratégico e o estabelecimento de procedimentos padrões pode ajudar nesse quesito.
Para uma melhor gestão de TI, estabeleça padrões
Nós sabemos que o trabalho é mais fácil — e o sucesso é mais provável — quando você realiza a gestão de serviços em TI com um planejamento.
Padrões pré-definidos de TI fornecem esse “roteiro”, dando a você práticas testadas e procedimentos para guiar planos de ação e decisões.
As normas da gestão de projetos em TI definem um patamar de como os projetos serão gerenciados e os serviços serão entregues:
- poupando tempo;
- melhorando a qualidade;
- reduzindo custos.
Mas somente ter padrões não é o suficiente. Eles precisam estar adequados às necessidades da sua empresa. As normas certas serão sempre suficientemente práticas, realistas, relevantes e, sobretudo, flexíveis.
Elas devem atender também às quatro maiores demandas de gerenciamento:
- planejamento estratégico;
- gestão de problemas;
- desenvolvimento de políticas;
- projetos.
Estas são as áreas nas quais propósito, proficiência e produtividade são mais necessárias e podem ter o impacto mais significante.
Quais são as responsabilidades da gestão de TI?
Agora que você já sabe o que é gestão de TI e sua importância para o dia a dia das empresas, chegou o momento de conhecer quais são as atribuições do departamento.
Um ambiente de gerenciamento de serviços em TI consiste em uma variedade de hardwares, redes e componentes de software, incluindo computadores, servidores, roteadores, aplicativos e tecnologias mobile.
Uma infraestrutura de TI completa pode estar nas dependências da empresa, na nuvem ou em uma plataforma híbrida que integre os dois.
É papel da gestão de TI monitorar e dirigir os sistemas de TI, a fim de assegurar que estejam sempre disponíveis e funcionais. Sendo assim, as responsabilidades e tarefas da gestão de TI incluem:
- determinar as necessidades do negócio para sistemas de TI;
- gerenciar o orçamento e custos de TI;
- monitorar a segurança e conformidade dos sistemas;
- controlar a segurança da rede;
- implementar novos softwares, hardwares e sistemas de dados;
- providenciar suporte técnico.
Quais são os princípios da gestão de TI?
Dependendo do tamanho da sua empresa, você pode sugerir que sua companhia coloque em prática alguma estrutura de governança de TI, como controle de objetivos relacionados à tecnologia.
Tenha à mão uma lista de diretrizes para te lembrar em quê você deve focar e como fazê-lo. Existem cinco princípios da gestão de TI que você precisa saber:
- alinhe o TI com os objetivos gerais da organização: em outras palavras, assegure-se que o TI está na mesma página que o resto da empresa com comunicações regulares com os executivos. Tenha certeza de que o que você está fazendo está ajudando o negócio a alcançar suas metas;
- certifique-se que seus projetos e investimentos forneçam o valor prometido: isso requer follow-up e monitoramento. Quando algo está claramente beneficiando a organização, continue; mas se algo não está entregando os resultados esperados, livre-se dele;
- gerencie seus recursos sabiamente, incluindo seus funcionários: procure por maneiras de absorver suas habilidades e forças individuais;
- gerencie riscos ativamente: tome o tempo necessário para entender os riscos envolvidos em cada área de suas operações e faça tudo para minimizá-los. Esteja atualizado sobre os últimos ataques cibernéticos e regulamentações da indústria que você deve seguir;
- rastreie sua performance: use indicadores de desempenho de TI para demonstrar o valor da gestão de TI para sua empresa. As métricas têm o benefício de te dizer se você está atendendo às suas metas de performance e em quais áreas é preciso mais atenção.
Matéria: Encontre um Nerd