Tecnologia da Informação alinhada às estratégias de negócios

Tecnologia da Informação - Softwares de Gestão ERP e Sistemas de T.I

Com o avanço tecnológico dos últimos anos, o setor de TI, antes visto apenas como uma área de suporte técnico, passou a ter papel fundamental e estratégico na gestão de negócios das empresas.  Hoje, a equipe de tecnologia da informação impacta diretamente a estratégia de negócios, com soluções capazes de automatizar processos, garantir vantagens competitivas e melhorar o desempenho da empresa, além de reduzir gastos desnecessários que se encontram fora do planejamento.

Porém, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades em estabelecer a sua equipe de tecnologia como um recurso também nas estratégias de negócios. Para que isso seja possível, é fundamental que a TI seja proativa nas atividades, se comunicando constantemente com as demais áreas em busca de soluções e melhorias no fluxo de trabalho.

Além da comunicação entre os colaboradores, a TI também deve manter o seu planejamento, metas e acompanhamento dos resultados alinhados à estratégia da empresa, otimizando assim os custos e adequando processos e sistemas ao plano de expansão empresarial. Todo o alinhamento deve ser mantido de forma que a equipe de TI consiga propor periodicamente investimentos de tecnologia em forma gerencial, junto ao planejamento de ROI e PayBack.

Para Fábio Varricchio, executivo responsável pelas unidades de negócios IT Services e IT Solutions da DISOFT, é importante que a empresa saiba identificar se a área de Tecnologia está caminhando junto às áreas de negócios da empresa.

Neste vídeo Fabio Varricchio dá 05 dicas para uma gestão estratégica de TI eficiente e que dê resultados.

05-dicas

“A melhor forma de constatar, ou não, o alinhamento dos setores, é analisar se os projetos realizados são para apoiar as áreas e estratégias de toda a empresa ou apenas melhorar a vida da TI. É uma diferença importante. Na DISOFT, mantemos o olhar estratégico da TI focado em resultados aos nossos clientes. E este papel é desempenhado através do Full Outsourcing de TI, conhecido também como terceirização da gestão e controle dos sistemas relacionados à tecnologia da informação. Assumimos toda a estrutura de TI, dimensionando o contrato para a real necessidade da empresa”, explica o executivo.

Entre os serviços, estão Governança de TI, Gestão de TI, Service Desk ITIL Compliance, Help Desk e o compartilhamento de especialistas. “Nossa média no mercado é de 56% de redução de custo e 94% de satisfação nos resultados gerados”, conclui Varricchio.

Seja para aumento do desempenho de vendas, integração de sistemas ou para redução de custos, qualquer tipo de negócio pode se beneficiar com o alinhamento da TI às áreas estratégicas de negócios. Os indicadores extraídos dessa comunicação entre ambas as partes podem garantir a competitividade da empresa no mercado.

Quer saber mais sobre a gestão estratégica de TI?
Entre em contato conosco:

Tecnologia da Informação - Softwares de Gestão ERP e Sistemas de T.I