Tecnologia para escritórios de advocacia – Como implantar uma gestão de TI eficiente

O avanço da tecnologia tem transformado a maneira como nós vivemos e nos relacionamos com pessoas,
empresas ou informações. A quantidade de informações que produzimos diariamente, afinal, é gigantesca.

A modernização e digitalização dos negócios, para se manterem competitivos, têm se tornado cada vez mais urgentes para todos os setores – e não é diferente para os advogados, que vendem conhecimento e tempo. Diversos processos no meio jurídico já são digitalizados, mas há ainda mais oportunidades de melhorias na própria gestão dos escritórios por meio da tecnologia, como com o compartilhamento de conhecimento e informação, o ganho de produtividade pela otimização de processos e acesso remoto e simultâneo,  o gerenciamento eletrônico de processos e documentos e o acesso a consultas e gráficos gerenciais, entre outros.

Quanto mais organização, gestão e controle temos sobre as informações de um negócio, melhor podemos criar estratégias de desenvolvimento e crescimento. Para os escritórios de advocacia, os dados (ou informações) são a base essencial para o funcionamento e sucesso do negócio. Porém, ainda existe uma contradição no segmento: embora os dados sejam extremamente valiosos, o investimento de tempo e recursos para protegê-los ainda é muito baixo.

Por isso, além da urgência da modernização e digitalização dos negócios, outra questão aumenta a importância que devemos dar aos dados: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Promulgada em agosto de 2018, as novas regras passam a entrar em vigor em agosto de 2020. A lei, que veio para proteger os dados pessoais tanto no formato físico como no digital, aumenta bastante a responsabilidade que as empresas têm sobre os dados de seus clientes – e isso especialmente no meio jurídico, no qual os escritórios costumam ter muitas informações sensíveis sobre seus clientes.

Com isso, será cada vez mais importante que as empresas tenham uma gestão estruturada de suas informações e sistemas de segurança para a proteção dos dados. E a tecnologia – com soluções como backup automático, armazenamento em nuvem, sistemas de segurança, atualização de sistemas e outras práticas – veio como aliada para minimizar os riscos de violação de dados e ajudar os escritórios a entrarem em conformidade com a LGPD.

Como começar a implantar uma gestão de TI

O primeiro passo para estar protegido e implantar um sistema de gestão de Tecnologia da Informação é realizar um diagnóstico da equipe de TI – da própria empresa ou terceirizada – com relatórios de análises de risco, oportunidades e de impacto das novas exigências trazidas pela LGPD. Com isso, será possível verificar em qual estágio a empresa se encontra nesse sentido, quais são os pontos mais vulneráveis de seus sistemas e constatar quais são os maiores fatores de risco. Sabemos que grande parte dos pequenos e médios escritórios podem ter dificuldade em estruturar departamentos internos de Gestão da Tecnologia da Informação por falta de foco ou investimento. No entanto, há diversas opções no mercado de empresas especializadas em providenciar serviços de gestão de TI, que trazem benefícios para além da segurança.

Veja algumas vantagens ao se contratar uma empresa de serviços de TI

• Suporte constante
A equipe terceirizada é qualificada para realizar rotinas diárias, como atualizações automáticas, monitoramento constante dos sistemas, visita técnica programada e, quando necessário, acesso remoto e/ou visitas de emergência.
• Foco no negócio
Ao contratar serviços de TI você tem a garantia de profissionais especializados cuidando da implementação e manutenção das soluções e, com isso, pode focar o seu tempo onde realmente importa: no seu negócio. Além disso, muitas soluções tecnológicas darão a você mais informações para tomar decisões relacionadas ao negócio.
• Auxílio na escolha das melhores soluções
Algumas empresas de serviço de TI realizam diagnósticos dos processos da sua empresa, dando visibilidade aos pontos críticos e destacando oportunidades que a tecnologia pode endereçar, podendo ainda criar pacotes e soluções personalizadas.

Como a DISOFT pode fazer a diferença para seu negócio

A Disoft atua no mercado de serviços de TI há 30 anos e, além de ter vasta experiência, garante acesso a tecnologias de ponta, profissionais capacitados, disponíveis sempre que preciso e especialistas em entender as especificidades de seu negócio. A empresa tem como uma de suas principais preocupações conhecer a fundo e estar alinhada à cultura das empresas que atende, atuando como uma parceira estratégica para a segurança e desenvolvimento de longo prazo do negócio. Acreditamos que as empresas são construídas por pessoas, que são únicas. Por isso, sabemos que cada escritório tem dinâmicas e demandas específicas.

Estamos à disposição para realizar um diagnóstico, sem custos, para auxiliar na implementação de sua gestão de TI.

Conte conosco nessa jornada!

0 respostas

Deixe uma Resposta

Quer deixar um comentário?
Sinta-se a vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *